terça-feira, 3 de agosto de 2010

Para provar que é formado, Serra recorre a Mantega.

Para provar que é formado, Serra recorre a Mantega


Blog de Notas de José Serra

Plugado à web na madrugada desta segunda (2), José Serra recebeu pelo microblog uma mensagem sobre um tema que o deixa aborrecido.

Chama-se Márcia Martinho a autora da mensagem. Mora no Guarujá (SP). Eleitora de Serra, utiliza no twitter o pseudônimo de Fada Carmin. Anotou:

“José Serra, não aguento mais ouvir dizer que você não é formado! Por favor, passe dados de sua formação para eu poder rebater! Obrigada!”.
Encontradiça na boca de petistas, a dúvida sobre o histórico universitário de Serra corre a web em sítios simpáticos à candidatura de Dilma Rousseff.

Em resposta à seguidora inquieta, Serra informou: “O Guido Mantega escreveu sobre a minha formação acadêmica no livro Conversas com Economistas Brasileiros”.

Serra colou na mensagem um link que leva a um blog de notas mantido por ele na internet.
Ali, Serra mantém, desde 12 de março de 1999, um texto sob o seguinte título: “Entrevista a Guido Mantega”.
Reproduz trecho de livro impresso pela Editora 34, em 1999: “Conversas com Economistas Brasileiros II”.
Foi escrito por Guido Mantega e José Marcio Rego. O pedaço pinçado por Serra é da lavra de Mantega.
Contém uma entrevista e um pequeno perfil de Serra. No texto, o agora ministro petista da Fazenda na gestão Lula relata:
1. José Serra “entrou para o curso de engenharia na Escola Politécnica da USP, onde começou sua militância política no movimento estudantil”.

2. Um dos fundadores da AP (Ação Popular), Serra presidia a UNE em 1964. Tinha 21 anos “quando teve de deixar o país, perseguido pelos militares”.

3. “Assim começou um longo período de exílio pela América Latina e Estados Unidos, onde Serra completaria sua formação”.

4. “Primeiro estudou no Chile, na Escolatina, depois lecionou no ILPES [Instituto Latino Americano de Planejamento Econômico Social], que era agregado a CEPAL”.

5. “A essa altura, Serra já se distanciara da engenharia e trilhava os caminhos da economia”.

6. “Fez o mestrado em economia no Chile. [...] Depois que Alende caiu, em 1973, Serra foi fazer o doutorado em Cornell [University]”, nos Estados Unidos.

7. “Em 1976 já era membro-visitante do Institute of Advanced Study em Princenton, onde ficou dois anos [...]”

8. “De volta ao Brasil em 1978, Serra foi lecionar no Instituto de Economia da UNICAMP, onde ficou até 1983”.

9. “Licenciou-se para assumir a Secretaria de Economia e Planejamento do governo Montoro, o primeiro eleito em São Paulo, após o regime de exceção”.

Para lustrar a biografia de Serra, Mantega cita no texto os livros que o tucano escreveu.

Um deles em parceria com FHC. Outro em coautoria com Maria da Conceição Tavares. Depois, transcreve a entrevista que Serra lhe concedeu.

A conversa é de dezembro de 1997 –“Antes de [Serra] assumir o Ministério da Saúde do primeiro governo FHC”, informa Mantega no livro.

Um comentário:

jessica disse...

ola tata sou sua fan vc e muito gato